terça-feira, 10 de julho de 2012

Receita informa que falha em consulta ao IR é causada por grande número de acessos

O Supervisor Nacional do Imposto de Renda, Joaquim Joaquim Adir, explicou que o erro na hora da consulta do segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 tem ocorrido devido ao grande número de acessos à página da Receita na internet e ao link que leva à consulta. A Receita também está alocando um número maior de computadores (servidores) para melhorar o processo.
“Espero que em pouco tempo o problema seja resolvido, mas já estamos tomando as providências. O acesso está grande”, disse Adir.
Segundo ele, os técnicos estão criando um caminho alternativo para eliminar a falha. Parte dos contribuintes que procuram ter acesso aos dados recebe a seguinte informação: “Erro na Habilitação do Usuário. Aplicação temporariamente indisponível.” Outros encontram erro no código de acesso e a página demora a ser carregada.

Hoje (10), a Receita Federal está liberando a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 e também de restituições que estavam na malha fina referentes aos anos de 2011, 2010, 2009 e 2008.
O valor total das restituições chega a R$ 2,6 bilhões e é o maior lote multiexercício já liberado pela Receita Federal. O dinheiro estará no banco no próximo dia 16.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146.


Fonte: Agência Brasil