sábado, 14 de julho de 2012

Backup do GMAIL: como fazer (atualizado)


A Google tem o serviço de e-mail gratuito mais popular do mundo. Muitas pessoas dependem do GMAIL, mas não tem a mínima ideia do que fazer se precisar transferir mensagens existentes de uma conta para outra. A alternativa do momento é o Gmvault. O programa salva e-mails e permite “subir” o backup caso necessário. 

Note-se que o Gmvault é um programa beta. De acordo com o Wikipédia, a versão beta, geralmente software , é a fase de desenvolvimento e testes de um aplicativo.  No entanto, esses produtos muitas vezes são popularizados bem antes de sair a versão final. 

Veja como fazer o backup e restaurar sua conta do Gmail com Gmvault.
O programa trabalha com as contas de e-mail e aplicativos da Google. Primeiro é preciso baixar e instalar o programa Gmvault . Existem versões para Windows, Mac, Linux etc. 

Finalizada a instalação do Gmvault, você está apto a iniciar o backup da conta do Gmail. O Gmvault só permite linha de comando. Se você é da época do DOS ou tem familiaridade com o Linux, não terá problemas. Para quem não gosta de linhas de comando, não existem alternativas por enquanto. Mas não é uma tarefa difícil. É só ter paciência. Digite gmvault-h e aperte enter para obter uma lista dos comandos básicos.
Para sincronizar a conta do Gmail, digite gmvault sync youremail@gmail.com e aperte a tecla enter.
Depois disso, aperte enter novamente e uma janela irá aparecer para você autenticar o acesso ao Gmail.
Depois de autenticar com o Google, volte para Gmvault e aperte enter novamente para iniciar o processo de sincronização. 

O Gmvault vai começar a fazer backup de toda a sua conta do Gmail para o seu computador. Isso poderá levar algum tempo e dependerá da quantitade de e-mails que você tem no servidor do Google. Sabe aquele filme que você deixou para assistir mais tarde? Vá vê-lo.
O Gmvault permite você ter backups do Gmail até determinada data. Isso ajudará você  executar uma verificação rápida para baixar novos e-mails apenas após o backup. Divirta-se!

Atualizado em 15/07/2012

Outra alternativa é o Gmail Backup 

Para baixar o Gmail Backup clique no linK:  http://www.gmail-backup.com/download/