O Ceviu, que publica tudo sobre carreira e emprego em TI e Informática, elaborou um Guia prático do estudante e do profissional da área. De acordo com o Ceviu, o guia foi criado para auxiliar estudantes e profissionais que ainda possuem dúvidas sobre a formação e atuação em TI. O mercado para profissionais do setor cresce a cada dia e deve se manter em crescimento nos próximos anos. Um dos tópicos do Guia é a diferença entre os cursos, que republicamos a seguir:
"De acordo com o Senai, 115 mil vagas de
emprego estão abertas na área de tecnologia por falta de mão de obra
especializada. A economia aquecida do país e eventos como a proximidade
da Copa do Mundo e das Olimpíadas aumentam ainda mais a demanda por
estes profissionais. Pensando nisso, traçamos o perfil dos principais
cursos de Tecnologia da Informação disponíveis no Brasil.
Confira abaixo cada um deles e boa sorte em sua escolha.
Ciências da Computação –
O curso é mais focado em programação e computação. Nele, o aluno terá
muito contato com estrutura de dados, algoritmos, desenvolvimento e
análise de sistemas por exemplo. Normalmente, os formandos deste curso
seguem carreiras ligadas ao desenvolvimento de software, segurança da
informação e infraestrutura de redes. O
curso tem duração média de 4 a 5 anos e a conclusão costuma exigir a
criação de um programa e também um trabalho escrito sobre ele.
Sistemas da Informação – Neste curso, o aprendizado é voltado para a solução de problemas de negócios e necessidades tecnológicas principalmente do ambiente corporativo. O aluno deste curso terá maior facilidade em lidar com o planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação e automação de processos. Durante o curso, terá mais contato com a programação do que com softwares. A duração média do curso é de 4 anos e meio. Além das disciplinas técnicas, é o curso dos três que mais aborda disciplinas como economia e administração por exemplo.
Engenharia da Computação – Se comparado com Ciências da Computação e Sistemas da Informação, é o curso mais completo dos três. Especialistas dizem que o engenheiro da computação é o único capaz de criar um computador do zero passando por todas as etapas deste processo sem ter de terceirizá-lo. O aluno deste curso aprenderá desde os projetos, até o desenvolvimento, chegando até a implementação de processos. O engenheiro da computação terá maior contato com hardwares do que com softwares. O curso tem duração média de 5 anos o aluno participa de projetos que incluem o desenvolvimento de equipamentos como chips por exemplo."
O Guia prático do estudante e do profission al de informátic a pode ser encontrado no Blog do Ceviu