quinta-feira, 5 de julho de 2012

DNSChanger: FBI faz alerta sobre vírus que vai "desconectar" milhares de PC no dia 9 de julho

A polícia federal norte-americana vai desconectar todos os computadores infectados com o DNSCharger na segunda-feira (9). Trezentos mil PCs podem estar nesta situação.

A Google prometeu uma campanha, desde o dia 23 de maio, para ajudar pessoas do mundo todo que estejam com o trojan DNSChanger no  computador.
 Segundo o site Ars Technica, o sistema de buscas da companhia é quem vai servir como uma espécie de anti vírus. Sempre que alguém com o PC contaminado realizar uma pesquisa no site, automaticamente será alertado do problema.

O DNSChanger é um trojan que altera o DNS (Domain Name System) do computador, levando as pessoas para páginas falsas. Estes sites alternativos podem ser capazes de infectar o sistema com outros vírus ainda mais perigosos – e que são capazes de roubar informações importantes da sua máquina.

Verifique se seu PC está infectado fazendo um teste no site http://www.dns-ok.us/. Ao acessar a página, um banner vai informar se a sua rede está infectada. 

A McFee, empresa de segurança, também criou uma ferramenta online para ajudar na detecção: http://www.siteadvisor.com/dns_checker.html?cid=109273


 Fonte: Ars Technica e Computerworld


 Leia também: