sábado, 2 de junho de 2012

Procon já é digital no DF



O ProconDigital do Distrito Federal passou a funcionar no dia 1º de junho. De acordo com o órgão, a iniciativa é pioneira no Brasil porque a plataforma usada permite o consumidor fazer a denúncia e anexar arquivos que ajudem no processo, como fotos, documentos, entre outros. Por enquanto, o projeto está em fase experimental por 90 dias.
O Serviço de Proteção ao Consumidor do DF informou ainda que para utilizar o sistema, os consumidores deverão fazer um cadastro com dados básicos, como nome completo, e-mail, localização e contatos. Após o registro, o usuário receberá um e-mail imediatamente com a confirmação de recebimento e em até 72 horas receberá uma resposta definitiva para o processo. O sistema funcionará das 16h às 20h e o usuário também poderá acompanhar o processo online. Futuramente, o serviço estará disponível 24 horas e o o consumidor poderá consultar o ranking das empresas com mais reclamações.
No Distrito Federal, segundo o Procon, em 2011, foram atendidos 229.558 consumidores. Cerca de 90% dos registros correspondem a pedidos de orientação e denúncias. Em 2012, o Procon atendeu 84.113 consumidores de janeiro até o dia 30 de maio.