O ProconDigital do Distrito Federal passou a funcionar no dia 1º de junho. De acordo
com o órgão, a iniciativa é pioneira no Brasil porque a plataforma usada
permite o consumidor fazer a denúncia e anexar arquivos que ajudem no processo,
como fotos, documentos, entre outros. Por enquanto, o projeto está em fase
experimental por 90 dias.
O
Serviço de Proteção ao Consumidor do DF informou ainda que para utilizar o
sistema, os consumidores deverão fazer um cadastro com dados básicos, como nome
completo, e-mail, localização e contatos. Após o registro, o usuário receberá
um e-mail imediatamente com a confirmação de recebimento e em até 72 horas
receberá uma resposta definitiva para o processo. O sistema funcionará das 16h
às 20h e o usuário também poderá acompanhar o processo online. Futuramente, o
serviço estará disponível 24 horas e o o consumidor poderá consultar o ranking
das empresas com mais reclamações.
No
Distrito Federal, segundo o Procon, em 2011, foram atendidos 229.558
consumidores. Cerca de 90% dos registros correspondem a pedidos de orientação e
denúncias. Em 2012, o Procon atendeu 84.113 consumidores de janeiro até o dia
30 de maio.