terça-feira, 26 de junho de 2012

CAIXA MANTÉM FERRAMENTA DE COMPENSAÇÃO RIO+20 DISPÓNÍVEL



CAIXA MANTÉM FERRAMENTA DE COMPENSAÇÃO RIO+20 DISPONÍVEL

A Ferramenta de Compensação de Emissões Rio+20, utilizada de forma inédita durante a Conferência das Nações Unidas, continua disponível. Qualquer pessoa que tenha interesse em compensar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), decorrentes das viagens aéreas ao Rio de Janeiro, pode fazer o calculo e doação na página eletrônica www.compensagee.caixa.gov.br. A CAIXA vai realizar a operação por meio de ecommerce, emitindo recibos eletrônicos para o e-mail dos participantes.

A ação foi desenvolvida pela CAIXA, em parceria com o Comitê Nacional de Organização da Conferência Rio+20 (CNO) e o PNUD Brasil. Entre os dias 13 e 24 de junho, 30 voluntários, com a Ferramenta de Compensação de Emissões disponível em tablets, abordaram participantes no Riocentro, Parque dos Atletas e Arena da Barra. Ao todo, foram realizadas 200 simulações por dia. Durante o evento, diversas autoridades políticas participaram com doações, assim como formadores de opinião do cenário nacional e internacional.

Popularmente chamada de calculadora de carbono, a Ferramenta de Compensação de Emissões faz uma estimativa do volume de Gases de Efeito Estufa (GEE) lançados na atmosfera, e gera um valor. O participante escolhe a quantia que deseja doar e finaliza a transação via cartão de crédito ou débito. O valor mínimo de doação é R$ 10, equivalente a 1 tonelada de GEE emitidos. O Programa das Nações Unidas (PNUD/ Brasil) confirmará o cancelamento das Reduções Certificadas de Emissões (RCE) utilizadas para compensações de emissões na Organização das Nações Unidas (ONU). Assim que o crédito for cancelado, o participante recebe por e-mail o certificado da compensação.

O CNO definiu a estratégia com o propósito inicial de compensar as emissões de responsabilidade do Governo Brasileiro, estimadas em 30 mil de um total de 150 mil toneladas de carbono durante o evento.  Promoveu Consulta Pública para selecionar empresas como fornecedoras de RCE por meio da doação de um volume mínimo de 5 mil RCE por projeto. O volume doado deve ser cancelado no Sistema de Registro do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) na ONU para garantir a compensação das emissões de GEE da Rio+20.

Os projetos que contribuem para as reduções de emissões de carbono foram cadastrados na CAIXA, assim como o volume de RCE a ser disponibilizado por cada projeto. Os participantes poderão conhecer os projetos na página eletrônica da Ferramenta de Compensação de Emissões.  Durante todo o evento, a ação apresentou uma nova perspectiva, com caráter educativo, gerando a conscientização das pessoas sobre a necessidade de compensar as emissões de GEE, investindo em projetos sustentáveis.

Fonte: Caixa Econômica Federal (CEF)