sábado, 16 de junho de 2012

Linus Torvalds, pai do Pinguim, é reconhecido pela Academia de Tecnologia da Finlândia


A Academia de Tecnologia da Finlândia escolheu Linus Torvalds como agraciado de um dos principais prêmios de tecnologia do mundo: o Millennium Techparanology Prize. Mas, pela primeira vez, a honraria será divida com outro inovador, o médico Shinya Yamanaka. Cada um recebeu 600 mil Euros.  
O Presidente da República da Finlândia, Sauli Niinistö, participou da cerimônia na Ópera Nacional da Finlândia, em Helsinque, esta semana. A solenidade contou também  com cientistas e líderes empresariais.

Linus Torvalds nasceu na Finlândia e é considerado o desenvolvedor do núcleo do  Linux. O sistema operacional livre, ao contrário do Windows que é pago, está presente em milhões de computadores, smartphones e outros equipamentos que utilizam o Linux. 

Segundo os organizadores do Millennium Technology Prize, a iniciativa de Linus Torvalds teve grande impacto no desenvolvimento do software e da internet livres.

O trabalho de Torvalds é tão importante para o mundo da tecnologia quanto o trabalho do Dr. Shinya Yamanaka, um japonês que tem desenvolvido um novo método para as células troncos adultas. São métodos utilizados por cientistas de todo o mundo em pesquisas médicas para desenvolver medicamentos e biotecnologia.

De acordo com Ainomaija Haarla, presidente da Academia de Tecnologia da Finlândia, a entrega do prêmio de 2012 teve que ser dividida, pois o trabalho do Shinya Yamanaka, em pesquisa com células-tronco, e o trabalho Linus Torvalds em software de código aberto, têm transformado suas áreas e será de suma importância para as gerações futuras.