terça-feira, 21 de maio de 2013

Facebook: Vírus Dorkbot infecta usuários da rede social



Uma nova variante do malware Dorkbot infecta usuários do Facebook espalhando-se de um amigo para outro através do chat da rede social. A empresa de segurança Bitdefender informou ter identificado o vírus, que é capaz de espionar as atividades de navegação dos usuários e roubar dados pessoais. 

Por enquanto, o vírus circula principalmente nos EUA, na Índia, em Portugal, no Reino Unido, na Alemanha, na Turquia e na Romênia.

A infecção foi originalmente identificado pelo serviço de hospedagem  MediaFire, que detectou que o malware estava sendo distribuído disfarçado como um arquivo de imagem. Apesar da extensão do arquivo procurar enganar os usuários, como se fosse um “jpg” (arquivo de imagem), o MediaFire identificou o arquivo como um executável (exe) e imediatamente notificou a BitDefender.

O malware é facilmente comandado por pessoas maliciosas de um servidor de comando e controle. Além de roubar nomes de usuários e senhas, o controlador pode também comandar o ataque de outros malwares.

A MediaFire informou que tem tomado todas as medidas para lidar com as extensões maliciosas. Para ajudar os usuários, o serviço de compartilhamento de arquivos irá bloquear todos os arquivos com extensões duplas, como jpg.exe, png.exe ou bmp.exe.

Uma variante semelhante ao que atualmente tem se espalhando foi detectada há dois anos. Como outros tipos de malware, backdoor.IRCBot.Dorkbot pode atualizar-se uma vez instalado no computador da vítima.

O software perigoso pode esconder sua presença e evitar a atuação do programa antivírus de funcionar e realizar atualizações de segurança. Além de mensagens instantâneas, Dorkbot também pode se espalhar através de dispositivos USB. A descrição técnica está disponível no site da Bitdefender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário