O Laboratório Nieman divulgou, no dia 15 de janeiro, sua pesquisa internacional sobre como o jornalismo digital é financiado nos EUA e na Europa.
Segundo o levantamento, veículos de notícias hiperlocais e orientadas
para nichos têm mais chances de sucesso, preenchendo espaços abertos
pela retração da mídia tradicional. A pesquisa apresenta estratégias
usadas pelas publicações digitais, mas destaca que não há soluções
mágicas para a queda no faturamento.
Apesar dos sistemas de cobrança pelo conteúdo online já implementados
por diversos veículos tradicionais, a pesquisa mostra que a maioria das
publicações digitais de notícias hiperlocais sobrevive principalmente
de anúncios. Howard Owens, gerente do siteThe Batavian, até bateu de porta em porta em sua comunidade para conseguir anúncios, diz o relatório.
Embora o Laboratório Nieman tenha ficado desapontado com a prevalência de anúncios,
o levantamento destaca ainda o possível crescimento na publicidade
online nos próximos anos. O Poynter já ressaltou, inclusive, que que a publicidade online deve superar a nos meios impressos pela primeira vez em 2012.
O levantamento também apontou algumas fontes de recursos
completamente novas, mas destacou combinações interessantes de modelos
antigos.
Além disso, todas as organizações americanas ouvidas tinham equipes
muito pequenas. As equipes são pequenas, mas representam muito no
orçamento. Uma operação com um time de uma a três pessoas pode ser
sustentável com um faturamento de entre 100 mil e 200 mil dólares por
ano.
O levantamento também encoraja o empreendedorismo, lembrando que,
muitas vezes, as equipes cuidam dos negócios e da parte editorial.
A pesquisa incluiu estudos de caso de 69 empresas em início de operação em nove países, durante 12 meses.
Leia o relatório completo aqui.
Fonte: Jornalismo nas Américas