quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Roteador que mede a qualidade da Internet começa a ser distribuído no #Campus Party #cpbr6


O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) distribui o Simet-Box no Campus Party . Criado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br), o equipamento mede a qualidade da conexão Internet. Podendo também ser utilizado como um roteador Wi-Fi, o Simet-Box faz medições em períodos diferentes do dia e monitora critérios que vão além da banda disponível para o usuário. O sistema também gera relatórios para o usuário sobre as medições realizadas.


Os testes informam se o provedor de acesso do usuário está utilizando filtros antispoofing (http://bcp.nic.br/antispoofing/) e se está participando da Gerência de Porta 25 (http://www.antispam.br/) , além de informações sobre a qualidade do serviço DNS do provedor, como a latência das resoluções, respeito ao campo TTL, uso de DNSSec, entre outros. Todos os testes de qualidade do Simet também são realizados, como largura de banda, perda de pacotes, jitter e latência (RTT).

Os visitantes da Campus Party estão sendo convidados a participar de desafios para concorrer a unidades do Simet-Box. Os organizadores têm procurado premiar pessoas de diferentes regiões do País. Fabrício Tamusiunas, Gerente de Projetos no CEPTRO.br, explica que os equipamentos serão distribuídos em diferentes oportunidades durante o ano. “Eles não serão comercializados. Nós vamos distribuí-los dessa forma, em eventos e em oportunidades que tivermos de apresentá-lo”, esclarece.

O Simet (http://simet.nic.br/) é um sistema criado pelo CEPTRO.br em 2006 que realiza testes de desempenho de redes com acesso a Internet e opera tanto em computadores avaliando a região de interesse do usuário que faz a pesquisa pelo CEP, como em aparelhos iPhone, iPod, iPad e Android.
Confira no anexo uma apresentação feita por Fabrício Tamusiunas com dados sobre medições de qualidade da Internet Banda Larga e 3G em 2012.

Sobre o CEPTRO.br

O Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (CEPTRO.br) é responsável por projetos que visam melhorar a qualidade da Internet no Brasil e disseminar seu uso, com especial atenção para seus aspectos técnicos e de infra-estrutura. O CEPTRO.br gerencia, entre outros projetos, o PTT.br, NTP.br, e IPv6.br. Mais informações podem ser obtidas em http://www.ceptro.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br


O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Fonte:  NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR