quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

El Pais divulga imagem falsa de #Chávez durante tratamento contra câncer








  • Falsa imagem de Chávez entubado foi divulgada com destaque na versão online do jornal "El País" 
     Falsa imagem de Chávez entubado foi divulgada com destaque na versão online do jornal "El País"
O jornal espanhol "El País" publicou na madrugada desta quinta-feira (24) uma imagem falsa do presidente venezuelano, Hugo Chávez, durante o tratamento contra o câncer. O fato obrigou uma das mais respeitadas publicações do mundo a recolher das bancas a sua versão impressa de hoje, que trazia na primeira página a suposta foto de Chávez.

A imagem, de baixa qualidade, mostra um homem com tubos em sua boca. A foto chegou a aparecer com destaque na página principal da versão online do "El País" (foto), na madrugada desta quinta-feira, mas foi retirada do ar cerca de meia-hora depois.
Inicialmente, o jornal informou que a imagem havia sido registrada "há poucos dias" e que "não pôde verificar de forma independente as circunstâncias em que foi tirada, tampouco o momento preciso e o lugar".

Horas depois, o periódico publicou nota, se retratando do erro. "O El País retirou de sua página na internet a foto que mostrava um homem entubado em uma cama de hospital e que uma agência de notícias havia fornecido ao jornal, afirmando que se tratava de Hugo Chávez, presidente da Venezuela", informa o comunicado.

Ainda de acordo com o "El País", "ao constatar que a imagem não era de Chávez, o jornal paralisou a distribuição de sua edição impressa e enviou uma nova aos pontos de venda". O jornal esclareceu ainda que "o incidente pode ocasionar que a edição desta quinta-feira não esteja disponível em algumas bancas, tanto na Espanha como fora do país".
O ministro das Comunicações da Venezuela, Ernesto Villegas, criticou o diário. Em sua conta no Twitter, ele classificou como "grotesca e falsa" a foto publicada na primeira página do jornal.

Veracidade da imagem em xeque

Minutos após a publicação da imagem pelo UOL, um internauta denunciou que a imagem era falsa. "Este não é Chávez. Procurem no YouTube pelo vídeo 'Intubacion de Acromegalia AMVAD' e vocês vão ver o vídeo de onde tiraram esta foto", afirmou.

Assista ao vídeo:





Tratamento médico

O presidente de 58 anos está desde de 10 de dezembro do ano passado em Havana (Cuba), onde se submeteu a uma cirurgia - a quarta intervenção cirúrgica nos últimos 18 meses - como parte do tratamento contra o câncer. A doença foi diagnosticada em meados de 2011.
Chávez não pôde tomar posse para o mandato 2013-2019, no último dia 10, devido a sua situação de saúde. O Tribunal Superior de Justiça (TSJ) aprovou, um dia antes da data prevista para a juramentação, que o ato fosse postergado e ainda a continuidade do Executivo liderado pelo vice-presidente, Nicolás Maduro, a quem Chávez delegou algumas funções. (Com Efe)
Fonte: UOL