terça-feira, 11 de setembro de 2012


Receita liberou a consulta ao quarto lote de restituição do IR



A Receita Federal liberou a consulta ao quarto lote de restituições do Imposto de Renda 2012. Além deste lote, estão na lista declarações dos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011 que deixaram a malha fina.  

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte precisará acessar a página da Receita na internet , ou ligar para o Receitafone 146. O dinheiro estará no banco no dia 17, uma segunda-feira.

São liberados todos os anos sete lotes regulares de restituições, sendo o último em dezembro. Até agora, foram liberados quatro lotes.  

Os contribuintes que não entraram nas relações de restituições liberadas até o momento devem verificar no extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 eventuais pendências e se existem motivos para a retenção em malha fina.

O documento está disponível no Centro Virtual de Atendimento ao contribuinte (e-CAC). Para acessá-lo, é necessário usar o código de acesso gerado na própria página da Receita, ou o certificado digital emitido por autoridade habilitada. Para gerar o código, o contribuinte precisará informar o número do recibo de entrega das declarações de Imposto de Renda dos dois últimos exercícios. Caso encontre algum erro, a autorregularização poderá também ser feita por meio do e-CAC.