quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Plataformas móveis fazem os jornais baterem recorde global de audiência, diz Folha de S. Paulo


Nunca as pessoas leram tanto jornal no mundo. Impulsionada pela leitura em novas plataformas digitais, como tablets e smartphones, a circulação global dos jornais aumentou 1,1% em 2011. As empresas jornalísticas, porém, continuam pesquisando a melhor forma de rentabilizar a leitura na internet.

A falta de intensidade do leitor nessas plataformas é um dos principais problemas.
De acordo com o relatório anual Tendências da Imprensa Global, publicado pela associação mundial de jornais (Wan-Ifra, na sigla em inglês), mais de 2,5 bilhões de pessoas leem jornais impressos pelo menos uma vez por semana.

Na internet, a audiência dos jornais é de 600 milhões. E, dentre os que leem jornal na internet, 500 milhões também leem a versão impressa. O restante lê só na web.
O número de leitores de jornal é superior ao número global de usuários de internet. Considerando a audiência global da internet, 40% leem notícias de jornal on-line. Em 2010, essa fatia era de 34%. "Não temos um problema de audiência", disse o vice-presidente da Wan-Ifra, Larry Kilman.

"Audiência nós temos. O desafio é de negócios, de encontrar um modelo bem-sucedido para a era digital."