Nunca as pessoas leram tanto jornal no mundo. Impulsionada pela leitura em novas plataformas digitais, como tablets e smartphones, a circulação global dos jornais aumentou 1,1% em 2011. As empresas jornalísticas, porém, continuam pesquisando a melhor forma de rentabilizar a leitura na internet.
A falta de intensidade do leitor nessas plataformas é um dos principais problemas.
De acordo com o relatório anual Tendências da Imprensa Global, publicado pela associação mundial de jornais (Wan-Ifra, na sigla em inglês), mais de 2,5 bilhões de pessoas leem jornais impressos pelo menos uma vez por semana.
Na internet, a audiência dos jornais é de 600 milhões. E, dentre os que leem jornal na internet, 500 milhões também leem a versão impressa. O restante lê só na web.
O número de leitores de jornal é superior ao número global de usuários de internet. Considerando a audiência global da internet, 40% leem notícias de jornal on-line. Em 2010, essa fatia era de 34%. "Não temos um problema de audiência", disse o vice-presidente da Wan-Ifra, Larry Kilman.
"Audiência nós temos. O desafio é de negócios, de encontrar um modelo bem-sucedido para a era digital."
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