segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Inicia-se a operação plena do .eco.br

O Registro.br inicia hoje a operação plena e sem restrições do Domínio de Primeiro Nível (DPN) eco.br, lançado em junho e destinado a pessoas e instituições que tenham foco eco-ambiental.
Entidades que já possuíssem domínios sob org.br, com.br, emp.br e net.br puderam  exercer o direito de registrar o mesmo nome  sob o eco.br durante o período de alvorada (sunrise), iniciado em junho. A partir de agora, findos os dois meses de alvorada, o registro sob o eco.br está liberado a todos os interessados.


Sobre o Registro.br


Desde 1995, o Registro.br é o executor de algumas das atribuições do Comitê Gestor da Internet no Brasil, entre as quais as atividades de registro de nomes de domínio, a administração e a publicação do DNS para o domínio <.br>. Realiza ainda os serviços de distribuição e manutenção de endereços internet. Em agosto de 2012, havia mais de 3 milhões de domínios registrados no país. Para o LACNIC - Registro de Endereços Internet para a América Latina e Caribe, o Registro.br oferece os serviços de engenharia e hospedagem. Mais informações em http://www.registro.br/


Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br


O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil - CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — CEPTRO.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).


Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br


O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios)


Fonte: NIC.br.