O serviço de partilha de vídeos YouTube anunciou que irá ser desligado e que o site
faz parte de um concurso para encontrar o melhor vídeo. Mas,
afinal, a notícia não passa de uma maneira de marcar o Dia da Mentira.
"Chegou finalmenteo momento de anunciar o vencedor",
anunciaram os responsáveis do YouTube num vídeo de três minutos e meio
divulgado na página principal no domingo.
A mensagem era simples: O portal mais popular em todo o
mundo de partilha de vídeos iria fechar no final do dia para analisar
todos os vídeos submetidos que recebeu ao longo dos anos, e anunciaria o
vencedor em 2023.
"Estamos portanto perto do fim. Esta noite, à
meia-noite o youtube.com deixará de aceitar entradas. Depois de oito
anos fantásticos, é finalmente chegada a altura para rever tudo aquilo
que foi carregado para o portal e iniciar o processo de escolha de um
vencedor", afirmou Tim Liston, designado "diretor da competição".
Quase um em cada dois internautas visita o YouTube
"Começámos o YouTube em 2005 como um concurso com um
objetivo simples -- encontrar o melhor vídeo do mundo", disse por sua
vez o presidente executivo do YouTube, Salar Kamangar.
Os utilizadores carregaram então mais de 70 horas de
vídeos por minuto, de acordo com estimativas do YouTube: "Aconselho a
toda a gente a ver tantos vídeos quanto possível, antes que o YouTube
apague tudo esta noite", afirmou Antoine Dodson, que se tornou uma
celebridade na Internet quando foi divulgada em 2010 no YouTube uma
versão musical de uma entrevista sua sobre um caso de intrusão numa
casa.
O site da Google anunciou há menos de duas
semanas que mais de mil milhões de pessoas por mês utilizam o YouTube,
com o acesso através dos smartphones a contribuir para o crescimento da
sua popularidade.
Quase uma em cada duas pessoas que utilizam a Internet
visitam o YouTube, de acordo com os seus responsáveis da Google, que
comprou o portal em 2006 por 1,65 mil milhões de dólares e nunca revelou
se o negócio alguma vez deu lucro.
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