Como primeira tentativa em estabelecer regras internacionais básicas para ciberguerra, foi publicado o Manual de Tallinn sob a direção da OTAN, informou o Blog Segurança da Informação. Escrito por mais de 40 acadêmicos, advogados, e especialistas dos países da OTAN, o manual com 282 páginas define as condições em que um país pode responder a um ciberataque com forças militares.
Em entrevista para Bloomberg Businessweek, Thomas Wingfield um dos autores do manual e professor de leis internacionais do Centro de Estudos de Segurança George C. Marshall European, respondeu a algumas perguntas sobre ciberataque assim como o caso recente que ocorreu na Coreia, logo após a publicação do manual. Veja matéria completa no link.
O Manual de Tallinn não é um documento oficial, e sim um documento que possui as opiniões de um grupo de especialistas independentes.
O post Manual de Tallinn – Regras para ciberguerras foi publicado originalmente no Blog SegInfo - Segurança da Informação - Tecnologia - Notícias, Artigos e Novidades.
Fonte: Blog SegInfo
Nenhum comentário:
Postar um comentário