quinta-feira, 31 de maio de 2012

Internet: aumenta a desigualdade entre os domicílios rurais e urbanos na rede



Pesquisa mostra que aumenta a distância no meio rural e na cidade entre domicílios com internet. Outro dado da pesquisa indica que piorou a posição do Brasil em números de  usuários de internet em proporção à população, entre 2009 e 2010, passando de 78º para 81º. Outro dado é que os computadores de mesa estão perdendo espaço para equipamentos portáteis e o acesso à internet pelos celulares mais que triplicou.

A conclusão está sétima pesquisa TIC Domicílios (2011) produzida pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br), através de seu Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br). Os dados foram coletados em 25 mil domicílios no Brasil, incluindo áreas rurais, informou hoje o NIC.br.

O Núcleo informou ainda que a presença do computador e da internet tem crescido nos domicílios brasileiros. O percentual de domicílios com computador no país passou de 35% para 45%, enquanto a presença de internet passou de 27% em 2010 para 38% em 2011. Dos domicílios brasileiros com computador, 79% possuem um computador de mesa, enquanto os portáteis estão em 39%.

Há cinco anos,  dos domicílios com computador 95% possuíam equipamentos de mesa (desktops) e os portáteis chegavam a apenas 10%, informou o NIC.br.  Na classe C, a proporção de dispositivos portáteis, em 2011,  praticamente dobrou em comparação a 2010.  O Núcleo também destacou que no ano passado passou a medir a posse  de tablets (computadores em forma de prancheta). Com a pesquisa é possível concluir que mesmo com a presença “tímida no total dos domicílios com computador (1%), na classe A, a proporção já chega a 10%”.

Outro dado interessante é que 45% da população brasileira usam a internet e local mais citado para acesso à internet continua sendo o domicílio (67%), quase duas vezes e meia maior do que o acesso em centros públicos de acesso pago (lanhouses), local citado por 28% dos usuários de Internet em 2011. O uso da internet via celular no Brasil avançou 12 pontos percentuais entre os usuários de telefone móvel passando de 5% para 17%, aumento que ocorreu principalmente entre os entrevistados que possuem celulares pré-pagos.

Quase 70% dos brasileiros usuários de internet declararam estar presentes em site de relacionamento como o Facebook ou Orkut. Destacam-se os acréscimos no uso de microblogs (como o Twitter), que passou de 14% em 2010 para 22% em 2011, e o uso de programas de voz sobre IP como o Skype, cujo uso passou de 17% em 2010 para 23% em 2011.

“Apesar do crescimento nos indicadores de posse e uso das TIC no Brasil, em 2011, 55% dos domicílios não tem computador e 62% que não dispõem de Internet”, aponta a pesquisa. Na área rural, 90%, dos domicílios não possuem Internet e no Nordeste essa proporção é de 79%, o que sugere que o país continua aprofundando as desigualdades no acesso às novas tecnologias, diz o relatório. O documento mostra ainda que são grandes as diferenças de acesso à internet no domicílio conforme as características socioeconômicas: na classe D e E, 95% dos domicílios não têm acesso à rede. Na classe A, essa proporção é de apenas 3%.

Os resultados completos da pesquisa TIC Domicílios 2011 estão disponíveis em http://www.cetic.br/.