terça-feira, 7 de agosto de 2012

YouTube cresce como plataforma de jornalismo cidadão

Um estudo conduzido pelo Projeto de Excelência em Jornalismo do Pew Research Center, uma organização de mídia baseada em Washington, descobriu que o YouTube não para de crescer como plataforma de jornalismo cidadão.

A pesquisa examinou o site de vídeos por 15 meses e descobriu que mais de um terço dos vídeos mais assistidos foram produzidos de forma amadora, por pessoas comuns que vivenciaram notícias ou que estiveram em situações de conflito.
Os eventos catastróficos no Japão – terremoto e tsunami – foram os que produziram os vídeos mais assistidos durante a extensão da pesquisa, que foi de janeiro de 2011 até março de 2012.  As fontes foram variadas – câmeras de monitoramento, um canal de notícias e um vídeo produzido por um guarda foram os mais vistos.

Outros assuntos que captaram o interesse da audiência do YouTube foram as eleições russas, os levantes no Oriente Médio e o desastre com o navio italiano Costa Concordia.

"Existe uma nova forma de jornalismo em vídeo nesta plataforma. É um novo relacionamento entre empresas de mídia e cidadãos, mais múltiplo e dinâmico do que já vimos em outras plataformas", opina Amy Mitchel, diretora do Pew Research Center.

Fonte: Olhar Digital