A pesquisa examinou o site de vídeos por 15 meses e descobriu que mais de um terço dos vídeos mais assistidos foram produzidos de forma amadora, por pessoas comuns que vivenciaram notícias ou que estiveram em situações de conflito.
Os eventos catastróficos no Japão – terremoto e
tsunami – foram os que produziram os vídeos mais assistidos durante a
extensão da pesquisa, que foi de janeiro de 2011 até março de 2012. As
fontes foram variadas – câmeras de monitoramento, um canal de notícias e
um vídeo produzido por um guarda foram os mais vistos.
Outros assuntos que captaram o interesse da audiência do YouTube foram as eleições russas, os levantes no Oriente Médio e o desastre com o navio italiano Costa Concordia.
"Existe uma nova forma de jornalismo em vídeo
nesta plataforma. É um novo relacionamento entre empresas de mídia e
cidadãos, mais múltiplo e dinâmico do que já vimos em outras
plataformas", opina Amy Mitchel, diretora do Pew Research Center. Fonte: Olhar Digital