terça-feira, 28 de agosto de 2012

Creative Commons para usuários do Instagram


Nos últimos tempos, o Instagram tem se tornado um dos sites mais conhecidos na web. Com a proposta de postagem instantânea de imagens, a plataforma se tornou febre entre os usuários e acabou ultrapassando concorrentes como oFlickr. Porém, em termos de licenciamento de imagens a rede social ainda está atrás do principal concorrente. Essa distância deve diminuir com o lançamento do I am CC.

O serviço lançado pelo americano Philip Neustrom permite ao usuário disponibilizar a licença Creative Commons (se você não sabe o que é Creative Commons, leia o último parágrafo do texto) nas suas imagens. Em outras palavras, o I am CC vai fazer com que os usuários do Instagram deixem as suas imagens livres para uso na internet (desde que a fonte seja citada).

A idéia do projeto é criar um repositório livre para compartilhamento de imagens, tal como já é feito no Flickr (que conta com cerca de 200 milhões de imagens com Creative Commons). De acordo com Neustrom, se uma pequena fração do Instagram aderir ao licenciamento das imagens, o site tem capacidade de se tornar um movimento cultural de impacto.

Até a manhã desta segunda-feira (27), 2.676 pessoas haviam aderido ao projeto. Para usar o serviço, é só acessar o site I am CC e autorizar o acesso do serviço à sua conta do Instagram. Suas imagens estão livres para uso na internet de acordo com o licenciamento Creative Commons. A adesão ao I am CC é gratuita. 

O Creative Commons é um selo criado pela organização americana de mesmo nome. O objetivo da licença é garantir a difusão de obras criativas e os direitos dos autores dessas obras. Funciona da seguinte forma: quando alguém disponibiliza um material com o selo, ele pode ser reproduzido na internet desde que a fonte seja citada.
O Creative Commons ajuda criadores de conteúdo a mostrarem o seu trabalho na internet e também cria um banco livre de material multimídia na web. O Portal EBC utiliza a licença em seu conteúdo. Para mais detalhes sobre o funcionamento do selo, acesse o site oficial do CC no Brasil.

  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0
Fonte: EBC