quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Goobuntu: a versão Linux usada na Google


A empresa Google usa Linux em seus desktops e servidores. A versão ou distribuição é chamada de Goobuntu. A informação é de Thomas Bushnell, líder técnico do grupo que gerencia e distribui Linux para desktops corporativos do Google.

Segundo Bushnell, o Goobuntu (efeito sonoro igual ao Ubuntu, outra distribuição Linux) é apenas uma “pele suave” sobre o padrão Ubuntu. 

Na verdade, a Google usa a distribuição mais recente (LTS) do Ubuntu chamada de Rock solid. As versões LTS tem ciclos de dois anos e , por isso, mais conveniente se comparadas às versões comuns do Ubuntu, com ciclos de seis meses. Além disso, informou Bushnell, a Google também procura atualizar e substituir os equipamentos a cada ano dois. 

Os "Googlers” [funcionários do Google] não são obrigados a usar o Goobuntu, mas o uso é incentivado e todas as ferramentas de desenvolvimento do gigante de buscas são para o Ubuntu. “ O Windows é mais difícil e tem considerados problemas de segurança. Requer alto nível de permissão antes que alguém possa usá-lo.  Além disso, as ferramentas do Windows tendem a ser pesadas e inflexível”, disse. 

Questionado por que o Ubuntu em vez de  Fedora ou openSUSE, disse que, entre outras coisas, considera o ritmo de lançamento da Canonical  [empresa do Ubuntu] incrível e com "bom suporte".

Fonte: ZDNet , acessado em 30/08/2012