quarta-feira, 8 de julho de 2009

O Sistema Operacional da Google vem aí.

Muita gente sempre torcia o nariz quando eu falava que logo logo seria lançado um sistema operacional que permitisse o acesso rápido através da Internet a aplicações disponíveis em servidores e não mais instaladas nos PC domésticos ou nos escritórios. Nos dois anos e meio em que estive na Faculdade de Tecnologia do Senac-DF, sempre que tocava no assunto dentro ou fora dos círculos acadêmicos os mais antenados concordavam, mas outros achavam isso tudo uma “maluquice”.

Agora, a Google anunciou que até meados do ano que vem estará lançando o Google Chrome Operating System. Segundo Sundar Pichai, Vice-presidente de Gerenciamento de Produtos da Google, é tentativa de repensar o que os sistemas operacionais devem ser.

O Google Chrome será um sistema operacional de código aberto e voltado inicialmente para os netbook, máquinas baratas e concebidas para a navegação em nuvem, novo conceito onde todas as informações vão estar concentradas na Internet e não mais residentes no seu, no meu, no nosso PC (Que medo!!!).

Pichai, em um post na Internet, diz que, além do Chrome ser voltado para os netbooks, o SO será de código livre para permitir uma maior colaboração de todos no aperfeiçoamento. “Nós já estamos conversando com parceiros sobre o projeto e vamos em breve estar trabalhando com a comunidade de fonte aberta”, disse.

O objetivo é trazer velocidade, simplicidade e segurança para a utilização do novo sistema e acesso aos aplicativos e dados disponível na Internet rapidamente da mesma forma que você acessa ao seu computador. Há a promessa de melhor segurança sem a necessidade se se lidar com vírus, malwares e atualizações de segurança (será?). Irá evitar ainda intermináveis configurações de hardware etc.

De acordo com Pichai a arquitetura do software é simples - o Google Chrome rodará dentro de um novo sistema de janelas no topo de um kernel Linux tendo a WEB como plataforma. Os novos aplicativos desenvolvidos para o Google Chrome OS deverão rodar também nos sistemas Windows, Mac e Linux, em chips da Intel e AMD ,além do ARM (processadores encontrados em telefones celulares, calculadores etc.).

“ As pessoas querem chegar aos seus e-mails instantaneamente, sem perder tempo à espera do funcionamento dos computadores e seus navegadores. Querem os dados acessíveis em qualquer lugar sem se preocuparem em fazer backup de arquivos”, disse.

O vice-presidente de Gerenciamento de Produtos da Google afirma ainda que os usuários não querem mais gastar horas configurando os computadores para trabalhar com cada nova peça de hardware ou com constantes atualizações de software, pois preferem ter novas experiências na Internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário