quinta-feira, 9 de julho de 2009

Lei Azeredo: É tão simples assim?

Essa discussão, muito interessante, necessita de uma ampla consulta popular. Não pode ficar apenas no Congresso e na mídia. Segundo José Henrique Portugal, assessor técnico do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), em matéria publicada no caderno Informática da Folha de São Paulo ( vale ler o texto) reproduzida pelo site Centro de Mídia Independente (CMI) “as críticas ao projeto partem de pessoas que não entendem de tecnologia nem de direito”.
Se é assim, a melhor coisa é levar esse debate a todos e consultá-los nas faculdades, lan houses, na própria Internet, nos sites de relacionamento etc. Particularmente, não dava muita bola a essa discussão até descobri-la no curso que fiz de Gestão de Tecnologia da Informação, na disciplina de Legislação Aplicada à TI.
Não resta dúvida sobre a necessidade de uma maior segurança na Internet e da proteção dos direitos autorais etc. Por outro lado, tenho medo sim da ameaça à liberdade de expressão e à privacidade tão dificilmente alcançadas no Brasil. Para o presidente Lula, trata-se de censura.
Se existe, por acaso, essa dúvida, é porque precisamos de novas discussões. No mais, muitos dos ataques e outros crimes extremamente nocivos são realizados por “especialistas” que agem de fora. E mesmo aqui, sabem como dificultar a identificação de seus rastros na Internet. Tanto é que, enquanto lia o texto da FSP, Estados Unidos e Coreia do Sul estariam sendo alvos de ataques cibernéticos. Como ficarão as pessoas que têm suas máquinas inadvertidamente utilizadas como zumbis? Serão condenadas? Como provarão que tiveram seus computadores invadidos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário