terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Privacidade no Dia Mundial da Internet Segura


O Brasil é um dos países com o maior número de usuários de Internet e redes sociais, informa a organizção responsável pela grande rede. Segundo o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) com o aumento do uso da Internet e da adesão a esses sites, cresce também a preocupação com a privacidade, não somente no compartilhamento de informações como na manipulação de dados pessoais, de forma geral.

Para ajudar os internautas, um boa opção para quem vai ficar na rede durante o Carnaval,  o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), mantido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), apresenta o fascículo de sua Cartilha de Segurança dedicado aos cuidados que todos devemos ter para preservar a  privacidade na Internet.

Lançado como uma iniciativa para o Dia Mundial da Internet Segura 2013, cujo tema deste ano é “Direitos e deveres on-line. Conecte-se com respeito”, esse é o quarto fascículo publicado pelo CERT.br. Assim como os anteriores (“Redes Sociais”, “Senhas” e “Comércio Eletrônico”), o material tem origem no conteúdo da Cartilha de Segurança para Internet, lançada pela entidade em 2012. A ideia com sua publicação em fascículos é destacar e reforçar assuntos específicos de grande relevância para garantir o uso da Internet com mais segurança.

Algumas das principais dicas do fascículo de Privacidade são:
utilizar conexão segura quando acessar e-mails via navegadores Web, ser cuidadoso ao usar cookies, armazenar dados sensíveis em formato criptografado, pensar bem antes de divulgar informações, ser cuidadoso ao usar e ao elaborar senhas e manter o computador seguro.

O fascículo é ilustrado e está disponível em formato PDF em http://cartilha.cert.br/fasciculos/. Para facilitar a disseminação do seu conteúdo, o material está licenciado sob Creative Commons (CC BY-NC-SA 3.0). Para saber mais sobre a Cartilha na íntegra, também disponível no formato ePub, visite http://cartilha.cert.br/.

Fonte:  http://www.cert.br/.