sábado, 2 de fevereiro de 2013

Número de mortos sobe para 239 na tragédia de Santa Maria


Incêndio na Renner/1973 C. do Povo
A tragédia em Santa Maria é a maior já registrada no Rio Grande do Sul.

 Antes, apenas o incêndio nas Lojas Renner foi registrado como a maior tragédia desse tipo no estado, com 41 mortos e mais de 60 feridos. O incêndio da Renner foi o maior, mas não o primeiro a adquirir grandes proporções. 

Em 29 de dezembro de 1973, as chamas que consumiram as Lojas Americanas, na Rua da Praia, só não deixaram maior número de vítimas porque começaram no final de uma tarde de sábado, quando o local já estava fechando. Cinco pessoas morreram. 

Em outro sábado, dia 13 de maio de 1967, o fogo destruiu em pouco mais de três horas um dos grandes e históricos prédios da área central: o edifício Marechal Mallet, antigo Grande Hotel, na esquina da Andradas com a Caldas Júnior.

Chega a 239 número de mortos em incêndio de boate

Lista das vítimas de Santa Maria

 
Outra grande tragédia aconteceu com o  voo Panair do Brasil 099 que decolou da Base Aérea do Galeão às 15h47 min, com 6 horas de atraso em relação ao horário de embarque oficial, em 28 de julho de 1950 . O atraso ocorreu por conta de defeito em um de seus motores que necessitou ser substituído e testado num voo de inspeção. Deveria pousar no Base Aérea de Gravataí nos arredores de Porto Alegre às 18h40 min.

O Bandeirante prefixo PP-PCG transportava 44 passageiros (muitos dos quais em férias no Rio de Janeiro por conta da Copa do Mundo de 1950[2]) e 6 tripulantes, sendo pilotado pelo comandante Eduardo Martins de Oliveira (que estava prestes à completar 10 mil horas de voo em sua carreira[3] ), conhecido como Comandante Edu, um dos fundadores e porta estandarte do famoso Clube dos Cafajestes. Segundo os boletins meteorológicos, havia uma frente fria estacionária entre Porto Alegre e Florianópolis, causando grandes turbulências e chuva leve na capital gaúcha.

Após algum atraso (causado pelas condições climáticas desfavoráveis) o Constelation iniciou aos procedimentos de aproximação para pouso na Base Aérea de Gravataí às 19h45min, porém abortou o pouso, arremetendo logo em seguida. Durante a segunda tentativa de aterrisagem, perdeu contato com a torre e arrementeu novamente. Durante a terceira tentativa de aterrisagem, acabou chocando-se contra a região dos Morros do Chapéu e das Cabras por volta das 19h25 min, explodindo logo em seguida. Com a explosão, foi deflagrado um incêndio na área, debeledado apenas duas horas mais tarde[4]. 

Por conta da área ser de difícil acesso, as equipes de resgate levaram 2 horas até chegarem aos destroços onde foi constatada a morte de todos os tripulantes e passageiros[5] Os trabalhos de remoção dos corpos e limpeza da área, comandados pelo então Coronel Olímpio Mourão Filho levaram vários dias, por conta da área dos destroços ser de aproximadamente 2 quilômetros.


Outro show com fogos do grupo que tocava em Santa Maria 




Fonte: Zero Hora