sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Horário de verão chega ao fim

A partir da meia-noite de sábado 17 de fevereiro, os brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão que atrasar seus relógios em uma hora. Neste dia, termina o horário de verão, que começou no dia 20 de outubro de 2012.

A Bahia chegou a estudar a possibilidade de aderir ao horário de verão, mas, devido ao alto grau de rejeição da população à medida, o governador Jaques Wagner decidiu que o estado ficaria fora do horário diferenciado. Uma pesquisa do governo mostrou que 75% da população baiana são contrários ao horário diferenciado.

O horário de verão é adotado devido ao aumento da demanda por energia nesta época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal. O Norte e o Nordeste não aderem à mudança, porque, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a economia nesses mercados é pouco expressiva.

Além disso, os estados das regiões Norte e Nordeste não aderem ao horário porque sua posição geográfica não favorece um aproveitamento maior da luz natural no verão, como ocorre nas demais áreas. De acordo com o ministério, por estarem mais próximos da linha do Equador, esses locais recebem menos raios de luz ao longo do dia, nos meses de verão.

Desde 2008, a aplicação do horário diferenciado é regulamentada pelo Decreto n° 6.558, que fixou datas para o início e o término da medida. O começo é sempre no terceiro domingo de outubro e o fim, no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o encerramento é transferido para o domingo seguinte.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário