quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O Primeiro processador do mundo, o Intel® 4004, faz 41 anos



O microprocessador, também conhecido como Unidade Central de Processamento (CPU, na sigla em inglês), é o cérebro de todos os computadores e muitos dispositivos domésticos e eletrônicos. 

Múltiplos microprocessadores, trabalhando juntos, são o "coração" de data centers, supercomputadores, produtos de comunicação e outros dispositivos digitais.


O 4004, lançado no dia 15 de novembro de 1971, não era muito poderoso e era utilizado principalmente para realizar operações matemáticas simples em uma calculadora chamada "Busicom".


Assim como o micro-ondas ou o telefone, os dispositivos com microprocessadores se tornaram tão integrados em nossa vida diária, que não podemos imaginar nossa vida sem eles.


Às vezes é difícil acreditar que há apenas 60 anos, os computadores eram raros e não estavam disponíveis para o público em geral. Não foi até os anos 80 que os computadores entraram em nossas casas e - graças ao microprocessador - realmente causaram um impacto na vida das pessoas.


Atualmente, os microprocessadores modernos podem executar operações extremamente sofisticadas em áreas como meteorologia, aviação, física nuclear e engenharia, além de ocuparem muito menos espaço e fornecerem um desempenho superior.


Ao longo dos últimos 41 anos, os microprocessadores tornaram-se mais rápidos e  poderosos, mas cada vez menores e mais acessíveis.


A fabricação de uma CPU é um processo altamente complexo e exigente que envolve centenas de etapas em "salas limpas". As salas limpas ou plantas de manufatura, contém ar 1.000 vezes mais limpo do que o da sala de operação de um hospital. A construção de uma planta de manufatura custa cerca de US$ 5 bilhões.

Gordon Moore “O melhor ainda está por vir...”

Em 1965, o cofundador da Intel, Gordon Moore, teve uma visão do futuro. Sua previsão, conhecida popularmente como a Lei de Moore, afirma que o número de transistores em um chip dobra a cada dois anos. Esta observação sobre a integração de silício, transformada em realidade pela Intel, tem alimentado a revolução tecnológica global.

As tecnologias baseadas em silício da Intel, apoiaram o desenvolvimento e a adoção mundial de nossas arquiteturas e plataformas como o padrão da indústria, convertendo a Intel na maior provedora de silício do mundo.


A experiência com silício e os investimentos da Intel em P&D apoiam esses avanços únicos conseguidos pela Intel desde a criação do seu primeiro microprocessador em 1971, os que nos permitiram dar continuidade à Lei de Moore no futuro e oferecer recursos mais emocionantes nas tecnologias da Intel.  O vídeo a seguir é baseada em idéias imaginadas por funcionários da Intel.


Fonte: Intel acessado em 15 de novembro de 2012 (18h55)