sábado, 17 de novembro de 2012

Esta é a primeira guerra real também travada por meio do Twitter: @AlqassamBrigade X @IDFSpokesperson


A operação do exército de Israel sobre a Faixa de Gaza (Pilar Defensivo) está sendo transmitida diretamente por meio das mídias sociais e há quem diga que esta é a primeira guerra declarada pela Twitter [entre os dois lados envolvidos no conflito].

Dias antes de começarem as operações, a conta principal do porta-voz da força aérea israelense no Twitter - @IDFSpokesperson - havia tuitado  sobre os foguetes que caíram sobre o sul de Israel, além de ter enviado também mensagens com links para o seu blog informando sobre relatos de atividades militares.

"Mais de 120 foguetes disparados desde Gaza contra Israel nos últimos três dias. Notícias atualizadas aqui", informava o microblog.

Em outra mensagem postada aos seguidores na rede social misturou realidade e ficção com o seguinte texto: “Jogando a guerra em Call of Duty nesta noite? Mais de um milhão de israelenses permanecem sob fogo real”. Call of Duty é uma franquia de jogos eletrônicos de tiro em primeira pessoa muito popular entre os jovens.

Enquanto a mídia tradicional procurava apurar as informações, no Twitter as forças de Israel postavam: “o exército israelense iniciou uma ampla campanha e  operações na Faixa de Gaza”. Logo a seguir enviava uma mensagem sobre Jabary: "O primeiro objetivo, alguns minutos atrás, foi Jabary Ahmed, líder da força militar do Hamas" (mensagem no microblog que veio com um link para uma página com fotos incluídas).
Em minutos, no mesmo canal, houve a distribuição do vídeo do momento do impacto sobre o carro de Jabary com o perfil dele.


A resposta veio do braço armado do Hamas @AlqassamBrigade, que respondeu com o tweet: "Nossas mãos abençoadas alcançaram seus líderes e soldados em todos os lugares (Você abriu as portas do inferno)" .

Enquanto em Gaza, exista o medo e no sul de Israel moradores de áreas próximas de Gaza passem a noite em abrigos, a guerra no Twitter ganhou relevância com palavras e imagens.

Do lado do Hamas, as brigadas postaram um retrato angustiante de um bebê, em um hospital de Gaza, parcialmente queimado, com informações sobre o nome da criança, que ainda não tinha um ano de idade e era filho de um jornalista da BBC.

"#PillarOfDefence pode ser o início da libertação dos territórios ocupados da Palestina, a pátria dos palestinos, assim estamos orgulhosos de pagar com as nossas vidas ", declarou no microblog o Hamas.

Por outro lado, o Exército de Israel lançou um material com vídeos enviados por seguidores e cenas de foguetes atingindo as cidades israelenses ao sul de Gaza. “Foguetes palestinos tem impacto em escolas israelenses", informavam as mensagens.


Até o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu usou a contaa @Netanyahu para publicar um vídeo com a declaração de uma jovem de 17 anos que descreve como, segundo ela, é viver "sob a constante ameaça de ataque em Israel".




Na última quinta-feira, Israel também lançou uma página no Facebook .
Fonte:  El Mundo.es (Com adaptações para o português do Brasil)