sexta-feira, 5 de agosto de 2016

#Norton identifica vários apks trojans de #PokémonGO

Todo mundo tá ansioso pra jogar Pokémon GO! O jogo já é uma febre. Com isso, claro, o título se tornou alvo também de cibercriminosos. De acordo com a Norton, versões maliciosas do aplicativo foram disponibilizadas em vários sites! Na verdade, são trojans disfarçados, aponta a empresa. E o pior que tem gente baixando!



O trojan é o famoso “cavalo de tróia”. Ele infecta o aparelho e cria uma porta de acesso para invasões de cibercriminosos. A Norton aconselha os consumidores a baixarem o aplicativo apenas de fontes confiáveis. “O real problema de fazer um download de uma fonte desconhecida é que você não sabe quem está disponibilizando aquele conteúdo”, explica o engenheiro de segurança da empresa, Nelson Barbosa.

Ele complementa ainda que “se o autor for mal intencionado, o usuário pode ter suas informações roubadas e usadas para fins ilícitos. Corre ainda o risco de ser infectado por um malware sem saber e até ter prejuízos financeiros”.

Outro destaque é que diversos sites têm oferecido também Pokécoins e outros itens. Para isso, é preciso preencher uma pesquisa. Para a Norton, mesmo o questionário parecendo inofensivo, pode solicitar dados pessoas. Essas informações podem ser usadas para roubo de identidade.

Algumas dicas da Norton para quem quer baixar Pokémon GO, mas que valem para outros aplicativos:
 
– Baixar apenas de fontes confiáveis;
– Suspeitar de ofertas que parecem boas demais;
– Não inserir informações pessoais;
– Ler termos de autorização
– Verificar acessos que os aplicativos solicitam


Vale lembrar que Pokémon GO se tornou um fenômeno mundial. O jogo fez o valor de mercado da Nintendo na Bolsa de Tóquio saltar de 19 bilhões para 28 bilhões de dólares. Isso apenas em cinco dias após o lançamento da versão beta.

A hype do jogo foi tão grande que até o Netflix entrou na onda. O trailer da segunda temporada da série Narcos foi divulgado e tira onda com os “treinadores”.

Via TecnoSense

Nenhum comentário:

Postar um comentário