quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Parlamento Europeu aprova resolução para dividir a #Google



Parlamento Europeu adotou uma resolução não vinculativa que pede o desmembramento da gigante americana Google.
A resolução, um texto acima de tudo simbólico, "apela à Comissão que crie propostas afim de separe a parte de busca dos outros serviços comerciais da empresa

O Parlamento Europeu adota todos os anos dezenas de resoluções para levar certos assuntos à atenção da Comissão Europeia, que detém o monopólio da iniciativa legislativa na Europa. Mas esta, intitulada "Resolução para a defesa dos direitos dos consumidores no mercado digital", atraiu a atenção pois está diretamente ligada - sem o referenciar diretamente - ao gigante da Internet.
"Nós queremos dar um sinal forte à Comissão Europeia mas também às empresas americanas como a Google, e, enfim, ao cidadão", explicou no início da semana o deputado belga Marc Tarabella.

porta-voz da missão dos Estados Unidos junto da União Europeia afirmou que respeita o processo de construção das regras de concorrência na União Europeia. "Não queremos ter preconceito acerca do assunto que estão a decorrer, mas é importante que a identificação de entraves à concorrência e das soluções possíveis seja fundada em conclusões objetivas e imparciais e não seja politizada".

A Comissão abriu um inquérito em novembro de 2010 que visava a Google por abuso de posição dominante. O gigante americano é acusado de colocar primeiro nas suas páginas os seus próprios serviços especializados, em detrimento dos mecanismos de busca dos concorrentes.

Fonte: Diário de Notícias (Portugal) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário