terça-feira, 16 de abril de 2013

Você sabe usar dispositivos móveis com acesso à Internet de maneira segura?


O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), apresenta o fascículo de sua Cartilha de Segurança dedicado à segurança no uso de dispositivos móveis com acesso à Internet.

Este é o quinto fascículo lançado pelo CERT.br numa série que destaca temas da Cartilha de Segurança. O objetivo é reforçar temas de grande relevância para o uso da Internet com mais segurança.
Como nos lançamentos anteriores, também neste caso, o fascículo é ilustrado e está disponível em PDF. Para facilitar a compreensão e estimular a disseminação do conteúdo, o material é acompanhado por slides sob liçenca Creative Commons, e pode ser adaptado e utilizado livremente.

O acesso móvel
Em março, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou relatório indicando que mais de 65 milhões de pessoas possuem celular com acesso à Internet.
Somem-se a isso, tablets e demais gadgets, milhões de pessoas usam equipamentos que as mantém conectadas. Por outro lado, esse grupo está sujeito também a golpes digitais como aqueles antes restritos aos computadores.

Ao comprar seu aparelho
O fascículo orienta sobre a importância de se observar mecanismos de segurança dos aparelhos antes da compra. Somente com isso o consumidor pode escolher o mais seguro. Caso venha a adquirir um usado é fundamental restaurar as configurações originais, ou "de fábrica”.
É importante ainda evitar dispositivos desbloqueados ilegalmente (jailbreak) ou cujas permissões de acesso tenham sido alteradas.

Com o equipamento em mãos
Instale antivírus e mecanismos como antispam, antispyware e antimalware e mantenha-os sempre atualizados.
Evite clicar em links recebidos por mensagens de texto e redes sociais e desconfie de mensagens, mesmo quando enviadas por conhecidos.
Para dificultar o acesso de terceiros, proteja-se criando senhas de bloqueio bem elaboradas.

Ao acessar redes
Tenha cuidado ao usar redes Wi-Fi públicas. Desabilite a opções de conexão automática e habilite-as somente quando necessário. Quanto à conexão bluetooth, faça o mesmo e configure seu dispositivo para não seja identificado (ou "descoberto") por outros aparelhos.

Em caso de perda ou roubo
Instale dispositivo que permita rastrear e/ou bloquear seu aparelho remotamente e informe sua operadora. Caso haja dados e senhas profissionais armazenadas nele, avise também a empresa onde você trabalha.
Assim que der falta do equipamento, altere senhas faça também o bloqueio de serviços e aplicativos.

Ao se desfazer do seu dispositivo móvel:
Por fim, quando for trocar de aparelho, apague todas as informações nele contidas e restaure a opções de fábrica. Para saber mais sobre o fascículo de Mobile, acesse: http://cartilha.cert.br/fasciculos/, e para ter acesso à Cartilha na íntegra, também disponível no formato ePub, visite http://cartilha.cert.br/.

Sobre o CERT.br
O CERT.br é o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. Desde 1997, o grupo é responsável por tratar incidentes de segurança envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil. O Centro também desenvolve atividades de análise de tendências, treinamento e conscientização, com o objetivo de aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes no Brasil. Mais informações em http://www.cert.br/.
Fonte:  http://www.cgi.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário