quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Como criar senhas seguras


O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br)  lançou um fascículo sobre cuidados com as senhas.  O material está disponível no formato PDF e é acompanhado de slides.  A entidade permite que a publicação seja usada livremente para divulgar boas práticas e dicas de como escolher uma boa combinação para proteger os dados.

Recentemente, o CERT.br também publicou um fascículo sobre Redes Sociais. O material faz parte da Cartilha de Segurança para a internet.

De acordo com o CERT.br, não é raro ouvir que a senha de alguém envolve uma data de nascimento, uma combinação fácil de letras e números, como “abc123”, ou algo “fácil de lembrar”. Para o Centro, se a senha é frágil e fácil de ser adivinhada, também é fácil que alguém tenha acesso a algum serviço que você utilize.

CERT.br é o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil responsável por tratar incidentes de segurança envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil. O Centro também desenvolve atividades de análise de tendências, treinamento e conscientização, com o objetivo de aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes no Brasil.