segunda-feira, 22 de junho de 2009

A Playboy e o futuro do jornalismo erótico (Comentário de Paul Alonso)





O império da Playboy inicia uma nova era em julho de 2009. Pela primeira vez, a revista terá um diretor-executivo que não é parte da família Hefner: Scott Flanders tentará superar a crise financeira herdada na Playboy, atrair novos parceiros de negócios, adequar-se à mídia digital, e fazer um uso mais lucrativo da marca do coelhinho conhecida mundialmente.

Será que uma das referências mais controversas da cultura popular e do jornalismo impresso sobreviverá?

Desde que Marilyn Monroe apareceu na capa da primeira edição da Playboy em 1953, o mundo da mídia mudou bastante, e a revolução sexual tornou-se uma ditadura.

Poucas pessoas imaginavam que o legendário Hugh Hefner consideraria vender sua revista (por cerca de US$ 300 milhões) após a renúncia de sua filha. Além disso, o jornalismo erótico parecia ocupar um lugar privilegiado no mercado. No entanto, a Playboy tem sofrido grandes perdas (US$ 13.7 milhões só no primeiro trimestre de 2009), viu seu número de leitores diminuir mais de 50 por cento, teve que fechar seus escritórios em Nova York, e demitiu cerca de 25 por cento de seus funcionários. A crise econômica e a pornografia online gratuita têm sido apontadas como culpadas.

Leia a versão completa deste post no original em espanhol.

Material publicado originalmente no Jornalismo nas Américas

Da mesma fonte

Supremo Tribunal da Venezuela apoia censura prévia a meios de comunicação

O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (TSJ, por suas siglas em espanhol) apoiou a autoridade do governo nacional para ordenar a retirada de qualquer mensagem transmitida por rádio e TV que, segundo critério dos representantes do Executivo, possa atentar contra a segurança da nação e dos valores da República, informa o El Tiempo.

O TSJ rejeitou um recurso de anulação apresentado pelos canais Globovisión e RCTV contra a Lei das Telecomunicações, e declarou que a censura prévia pelo Executivo é legal e não contradiz o direito à liberdade de expressão e de informação garantido na Constituição, explica o El Nacional.

O Supremo também decidiu que empresas e corporações podem ser processadas criminalmente, o que valida a norma recorrida pelo governo para castigar a Globovisión, acrescenta o El Universal. A decisão judicial surge três semanas após o presidente Chávez ter exigido que os magistrados do TSJ colocassem "freio ao envenenamento midiático" da Globovisión ou renunciassem.

Jornalismo nas Américas




Nenhum comentário:

Postar um comentário