quarta-feira, 22 de abril de 2009

Pesquisa Semântica

Reproduzo na íntegra e-mail do pessoal do w3C Brasil sobre a WWW2009

"Começou ontem, 20, a WWW2009, a mais importante conferência mundial sobre a web, com o tema central "Caminhando sob o brilho da web", em Madri, Espanha.Essa é a 18ª edição da conferência criada por Tim Berners-Lee, em 1994, que acontece até dia 24 e apontará as tendências identificadas nas mais diversas pesquisas da academia e da indústria.

O W3C Brasil está acompanhando a conferência e vai traz até você os destaques da conferência.Dia 20 e 21 de abril foram praticamente uma pré-conferência dedicados a tutoriais e workshops. Principais destaques:

1) Workshop SemSearch09 - Semantic Search 2009.Veja todos os papers sobre o assunto em http://km.aifb.uni-karlsruhe.de/ws/semsearch09.

Não é difícil encontrar exemplos de Semantic Search na Web. Um deles é o Correlator, apresentado por Hugo Zaragoza do laboratório do Yahoo Research Barcelona. O Correlator além de organizar as informações em uma página de resultados de um jeito bem mais amigável (e semântico), correlaciona-as com nomes, conceitos, lugares geográficos e eventos.

Duvida!? Consulte por exemplo por "John Lennon" em http://correlator.sandbox.yahoo.net. O demo disponibilizado pelo Yahoo usa a Wikipedia como base, mas pode ser adotado em qualquer coleção de textos. É um bom exemplo do poder da Web com semântica.

2) International Workshop on Linked Data on the Web - Experimente o Explorator, experiência brasileira a Web passará em pouco tempo e mais rápido do que imaginamos de sua fase de hiperlinks de documentos para hiperlinks de dados.

E convenhamos, velocidade e escala não são características estranhas da Web, que comemora nesse 2009 apenas seus 20 anos. No mesmo workshop estavam presentes Tim Berners-Lee e Ivan Herman, líder da iniciativa de Web Semântica do W3C, debatendo todo o tempo com os participantes.

Também nesse workshop, o prof. Daniel Schwabe da PUC-Rio e Co-Chair de um dos grupos da IW3C2, responsável pela conferência. Veja o Explorator, uma ferramenta que permite explorar uma base de dados RDF e portanto dados na Web Semântica, feita pelo Daniel e por Samur Araújo, da PUC-Rio. O demo pode ser acessado no endereço http://www.tecweb.inf.puc-rio.br/explorator .Se você quer ver todos os trabalhos apresentados, veja a página http://events.linkeddata.org/ldow2009/

2) Workshop sobre análise de conteúdo 2.0

Com a web 2.0 estamos presenciando uma mudança de web de organizações para web de pessoas. De fatos para opiniões. E web expressa em uma língua corrente para uma web de jargões, gírias e neologismos. Daí, surgirem com força as ferramentas de análise de conteúdo que possibilitam a compreensão da informação contida fora do texto. Imagine o seguinte exemplo de expressão:

- Não
- Nããããoooo :-@
- Não!
- Não! :'(

Todos têm a mesma palavra "não", mas obviamente expressam sentimentos diferentes. A análise de conteúdo na web 2.0 permite mostrar que o jeito que você faz coisas na web pode indicar quem você é, isto é, cada vez mais será possível diferenciar usuários não só pelo conteúdo do texto mas também pelo formato e imagens.

Tutorial sobre desenvolvimento de aplicações e widgets para Mobile Web

O grande destaque foi o N97 da Nokia e a versão 1.1 do Web Run Time que vai tornar a experiência de instalação de widgets muito mais agradável e a possibilidade do usuário definir como quer a tela de espera do seu aparelho celular. Também melhora o controle de consume de energia da bateria e introduz novos mecnaismos de segurança para os aplicativos.

Veja os slides: http://www.www2009.org/pdf/T13-A%20Mobile.pdf


Fonte: http://www.w3c.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário