quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Pau de selfie é proibido em Salvador

A partir desta quinta-feira (17) está proibido uso de ‘pau de selfie’ em espetáculos de aglomeração popular em ambientes públicos e privados, em Salvador, conforme medida publicada no Diário Oficial do Município (DOM), e passa a valer em 90 dias. Após esse período, poderão ser estabelecidas penalidades para quem descumprir a nova regra.

 A nova lei permite o uso do pau de selfie apenas em áreas privadas e em ambientes fechados, como sala de espetáculos e casas de show da capital baiana. O uso do objeto já era proibido em estádios baianos desde janeiro deste ano pela Polícia Militar da Bahia, com base no Estatuto do Torcedor.


A legislação foi aprovada na Câmara Municipal e proposta pelo vereador Alfredo Mangueira. "Considerando que portadores mal intencionados do “pau de selfie” estão transformando artesanalmente em "chunchos" (arma branca muito utilizada por presidiários), conforme já detectado por autoridades policias", argumenta o vereador no texto do projeto de lei.

Via A Tarde da Bahia

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Criador do antivírus @Mcafee quer suceder a Barack Obama

John Mcafee, criador do primeiro antivírus comercial do mundo, é candidato à Presidência dos EUA. A candidatura vai ser feita através do Cyber Party, um partido político que o próprio decidiu fundar. A Mcafee foi comprada pela Intel.

 A confirmação foi dada pelo próprio à CNN . A Wired ,  no entanto, publicou que a decisão ainda não está tomada. Isto porque Mcafee ainda não sabe se será o candidato ou dará  apoio a outra pessoa. Mas o milionário norte-americano diz que recebe milhares de e-mails com pedidos para que ele seja candidato. 

Há quem diga que os papéis oficiais de candidatura já foram encaminhados à Comissão Federal de Eleições e foram validados pela entidade, escreve o The Hill. Também já está online uma página oficial de candidatura, na qual é possível ver McAfee com a bandeira dos EUA.

A candidatura vai ser feita através do Cyber Party, um partido que John Mcafee decidiu fundar e que tem ideais fortes em torno da tecnologia, um indústria crucial para a economia norte-americana.
Apesar dos planos e intenções que possa ter para os EUA, John Mcafee não é uma figura consensual,  por causa dos comportamentos excêntricos.

 


O fundador da Mcafee saiu do Belize em 2013 por ser suspeito de um homicídio.

 Via SAPOTex

#WhatsApp : Bug deve ter afetado 200 milhões de usuários

A informação veio da empresa de segurança da informação Check Point.

Segundo a empresa, a vulnerabilidade no aplicativo afeta apenas a versão para computadores do WhatsApp, mas permite que hackers distribuam programas maliciosos como vírus ou do tipo ransomware - usados para "sequestrar" computadores e extorquir usuários por "resgate".
Cartão virtual

O WhatsApp foi alertado sobre o problema em 21 de agosto e na semana seguinte criou um patch (remendo) para corrigir a falha. A Check Point recomenda aos usuários que atualizem suas versões imediatamente para aproveitar o ajuste.

O aplicativo para computadores é uma versão do programa utilizado em telefones celulares ao redor do mundo, inclusive no Brasil, onde é o app mais usado para o envio de mensagens instantâneas. O número de usuários globais em smartphones é de 900 milhões, com 200 milhões também usando PCs.

A vulnerabilidade dava espaço para o envio de programas do tipo "ransomware"

Segundo a Check Point, a vulnerabilidade foi causada pela maneira como o programa lida com o envio de contatos no formato cartão virtual (vCard). Ele dava brecha para que hackers enviassem vCards falsos contendo programas maliciosos "escondidos". Quando clicado, o vCard infectaria os computadores.

Para um especialista em segurança, o Whatsapp também tem brechas que hackers podem explorar para obter números de telefone celular e enviar programas maliciosos.

"O Whatsapp é uma plataforma cruzada para o envio de mensagens instantâneas, então a chance de alguém abrir um vCard é bem grande", afirma Mark James, da firma ESET.

 Via BBC Brasil